segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

TIGELA DE MIRTILO FUNCIONAL!!!

Ingredientes:
100g de mirtilo congelado;
1 banana;
1 colher de chá de mel;
Granola sem glúten.
Modo de Preparo: Bata no liquidificador o mirtilo, a banana e o mel, até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe com granola.
Dica: O mel pode ser substituído por xarope de agave.
                                                                                    Fonte: Dra Andréia Naves - VP Consultoria
UM POUQUINHO SOBRE O MIRTILO:
Também conhecido como blueberry, é classificado como uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas, tendo um conteúdo elevado de polifenois tanto na casca quanto na polpa.
Vários estudos têm sido conduzidos em diversos países evidenciando que o consumo de mirtilo pode prevenir:
O declínio cognitivo durante o envelhecimento, redução da ingestão alimentar, levando a redução do peso corporal e da oxidação da lipoproteína de baixa densidade humana (LDL – colesterol ruim), proporciona relaxamento das artérias, regulando a pressão do sangue e auxiliando na redução de doenças cardiovasculares, e, pode, também, auxiliar no controle do diabetes mellitus. Os flavonóides do mirtilo são também reconhecidos pelas propriedades anticancerígenas, sendo a capacidade antioxidante das antocianinas considerada a propriedade biológica mais relevante.
Os benefícios obtidos com o consumo do mirtilo são, geralmente, atribuídos à presença de compostos bioativos tais como os polifenóis, ácido elágico, resveratrol e antocianinas. A fruta ainda possui uma grande variedade de vitaminas e minerais, como potássio, ferro, vitaminas A e C, além de fibra alimentar apresentando também baixos teores de gordura, sódio e calorias. Meia xícara de mirtilos fornece em média 45 kcal.
Em estudo realizado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFPEL – Pelotas/RS em 2010, mostrou os benefícios da fruta para atletas. Verificou-se no estudo os efeitos da suplementação de suco de mirtilo em marcadores de estresse oxidativo em indivíduos treinados, contando com a participação de ciclistas do sexo masculino. Eles foram divididos em dois grupos, onde um consumiu suco de mirtilo e outro placebo.  De acordo com os resultados encontrados, o mirtilo tem a capacidade de proteger o organismo de atletas contra a formação excessiva de radicais livres geradas pelo exercício físico, reduzindo o estresse oxidativo no organismo, prevenindo danos teciduais e fadiga muscular.

Um grande beijo e boa semana!!!!

Tatiane Flores
Personal Diet
Nutrição Esportiva Funcional
(48) 96150249

Nenhum comentário:

Postar um comentário